Engenharia Mecatrônica de Divinópolis conquista Selo de Qualidade Crea MG
Quinta-feira, 20 de outubro de 2016
Última modificação: Segunda-feira, 11 de março de 2019
O curso de Engenharia Mecatrônica da Unidade Divinópolis recebe na próxima sexta-feira, 21, o selo de qualidade conferido às Instituições de ensino pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea Minas). Esta é a primeira vez que o selo é entregue e foram contempladas uma faculdade em cada uma das 11 regionais do Conselho. A entrega acontece durante a 4ª Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas (Feicintec).
O coordenador do Colégio de Instituições de Ensino da Regional Triângulo e do Grupo de Trabalho do Selo de Qualidade, engenheiro mecânico Renan Billa, explica que, como critério de escolha, considerou-se o maior conceito dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e como critério de desempate, o maior tempo de registro no Crea Minas. A nota final foi calculada com base na média entre a nota da visita realizada pelos conselheiros e a valoração do conceito Enade 2014. O engenheiro mecânico explica, ainda, que o selo objetiva resguardar a formação de qualidade e ética dos profissionais da área tecnológica, atendendo às necessidades do mercado.
Para o coordenador de Engenharia Mecatrônica, professor Lúcio Flávio Santos Patrício, entender a engenharia como oportunidade múltipla de atuação é primordial para estimular os alunos a fazerem um bom curso. ”Mesmo com as sabidas limitações de todo o sistema federal de ensino, conseguimos realizar atividades de bom nível acadêmico, estimulando nossos alunos a se engajarem em atividades de pesquisa (muitos, inclusive, publicando em congressos internacionais), buscando parcerias institucionais com empresas e órgãos relacionados à indústria e à prestação de serviços”.
Feicintec
A programação da feira contempla também a apresentação de projetos inovadores na área tecnológica. Nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), cerca de 100 alunos do ensino superior e técnico de todo o estado vão apresentar 35 projetos, que foram selecionados entre os 127 inscritos vindos de 43 instituições. Os cinco primeiros colocados serão premiados com valores entre R$ 4 mil e R$ 12 mil, os demais receberão menção honrosa.
De Divinópolis, serão apresentados dois projetos “Automação do processo de serigrafia em canetas plásticas” e “Desenvolvimento de uma rede de instrumentação para monitoramento de cargas em tempo real”. A Unidade Curvelo participa com o projeto “Estudo da variabilidade do solo de Curvelo/MG” e Belo Horizonte com “Ensino da mecânica prática através dos robôs de combate”.
Todas as atividades acontecem na sede do CREA Minas, em Belo Horizonte (Av. Álvares Cabral, 1600 – Lourdes).